Minhas leituras

[Esta página é uma homenagem ao Pr. Isaltino Coelho (1948-2013) que tinha em seu site a mesma seção MINHAS LEITURAS, inspirada lá < http://www.isaltino.com.br/livros-lidos/ >]  

2014

14. ORGULHO ASTECA de Gary Jennings

13. [ Kindle ] PERDIDO EM MARTE de Andy Weir

12. O GRANDE GATSBY de F. Scott Fitzgerald

11. O BURACO DA AGULHA de Ken Follett

10. O MIÚDO de Arkadi e Boris Strugatski
Acabei de ler O MIÚDO dos irmãos Strugatsky. Ficou um gostinho de quero mais. Talvez o texto em português de Portugal não tenha ficado tão claro. Fiquei com algumas lacunas na minha interpretação. Faltaram algumas explicações técnicas, como por exemplo, como o garoto conseguia sobreviver nu em um planeta com tão baixas temperaturas? Ou quem eram os extraterrestres que o criaram? Há uma relação forte, pelo que entendi, com o Gato de Cheshire de Alice No País das Maravilhas, que aparecia para Alice assim como a civilização misteriosa do planeta "aparecia" para o garoto. Não ficou muito claro. Ainda assim, é uma scifi acima da média.


9. A ÁGUIA DA NONA de Rosemary Sutcliff
Sutcliff está mais preocupada na relação dos personagens Marcus e Esca na fidelidade, amizade e respeito, e não nas aventuras hollywoodianas como foi apresentada no filme homônimo. É um clássico inglês da década de 50. A autora tem ótimo domínio dos aspectos históricos fazendo com que você se sinta na bruma da remota (à época) Caledônia (Escócia) em busca do estandarte romano perdido.


8. O PASTOR de Frederick Forsyth 

7. TRÓPICO DE CÂNCER de Henry Miller

6. AS CHAVES DO REINO de A. J. Cronin

5. [ Kindle ] JONY IVE, O GÊNIO POR TRÁS DOS GRANDES PRODUTOS DA APPLE de Leander Kahney

4. [ Kindle ] PEQUENAS INVENÇÕES QUE MUDARAM O  MUNDO de Seleções do Reader's Digest

3. O FAROL DO NORTE de A. J. Cronin
Em 1959, Cronin já chamava a atenção para um problema que vivemos nos dias de hoje: a informação jornalística na mão de um pequeno grupo de pessoas poderosas e endinheiradas. Nosso herói aqui é Henry Page que defende, com um preço muito alto, seu pequeno jornal – para pessoas inteligentes – de sua pequena cidade inglesa. Um livro maravilhoso daquele que é um verdadeiro escritor. Já sentiu um livro fluir?

2. PRÁ LÁ DO FIM DO MUNDO de Larry McMurtry
Que livro!


1. O ÚLTIMO TREM DE HIROSHIMA de Charles Pellegrino

2013 
(como esta é uma nova página, estou colocando só os livros mais recentes deste ano. À partir de 2014 vou registrar todos à medida que vou lendo)

13. ABAIXO DE ZERO de Bret Easton Ellis
Já pensei que não é à toa que Los Angeles e São Francisco estão bem próximas à falha geológica de San Andrews, onde se espera um poderoso terremoto de engolir as cidades. Los Angeles é a terra da bizarrice onde o autor Bret Easton Ellis ambientou seu romance de sexo, drogas e perdição da geração de 80 ("Quer liberdade? Vá para o Oeste", assim diziam os pioneiros antigamente e hoje os irresponsáveis tomaram conta dela). A desgraça aqui se abate nos personagens ricos e sem nenhum horizonte pela frente. Um livro escrito para falar desta geração, mas que é atualíssimo. O interessante é que os personagens são muito preocupados com seu hedonismo de beleza e forma física, mas se afundam nas drogas como porcos chafurdando na lama.

12. A NOVA ORDEM MUNDIAL de Alexandre Costa
O que posso dizer? Um livro obrigatório ou Saber o mínimo para não ser um idiota. É para entender como será a tomada de poder do anticristo no futuro. Será?

11. BONNIE E CLYDE de Paul Schneider
A história da dupla de criminosos que aterrorizaram,
na época da depressão, o meio-oste americano com assaltos 
e assassínios. Pra mim, um livro mal escrito, onde o autor ao invés de 
contar a história normalmente, usa de subterfúgios narrativos 
modernos, como se o narrador fosse, digamos, a mãe de Bonnie, 
o que deixa o livro confuso e chato.

10. O PÊNDULO DE FOULCAULT de Umberto Eco
Mistura de erudição com o saco de gatos que é o ocultismo e performance pífia de um bom intelectual de semiótica (argh!) tentando ser romancista. Resultado, caos total. Faltou só a simplicidade. Talvez umas lidas de Dan Brown (que ainda não li) possa ajudar. Não li até a última página, não aguentei.

9. AKROPOLIS - A GRANDE EPOPÉIA DE ATENAS de Valerio Massimo Manfredi
Se o cara tem paixão pelo assunto e se digna a passar a frente suas impressões, só sobra delícias para nós, o seu alvo. Um livro delicioso sobre a importância da cidade grega de Atenas para a Civilização Ocidental, escrito como uma conversa na varanda sob uma brisa perfumada. Valério Mássimo é máximo. Um pequeno grande livro que traz a fundação de Atenas até sua derrocada com todo o poder acumulado pelo progresso, e que gerou o inevitável ciúme e medo de Esparta e seus aliados. Quero ler a bio de Alexandre, O Grande escrita por Massimo.

8. TERRAS DO SEM FIM de Jorge Amado
Coronelismo cacaueiro com alta carga de amoralidade e sensualidade. Tô lendo. Digo que te prende. Vamos lá!...

7. AS AVENTURAS DO SENHOR PICKWICK de Charles Dickens
Um clube de cientistas vitorianos estudiosos do ecossistema e do comportamento social inglês, liderados pelo nerd-mor Pickwick em várias aventuras nos rincões da Inglaterra vitoriana, que, diga-se, para chegar até os dias de hoje como uma grande nação, teve que retirar muitos canalhas do caminho, muitos deles confrontados pelo Sr. Pickwick no romance. O humor do livro está nas situações em que os pickwickianos se envolvem como inocentes que são em suas típicas falta de praticidade. Uma crítica de Dickens à sociedade vitoriana nos moldes de Gulliver.

6. CONFISSÕES DE UM PUBLICITÁRIO de David Ogilvy
Confissões de um homem que caiu como uma luva, quase por acaso, no mundo da publicidade. Você pode aprender (apesar do meu exemplar datado) que alguns produtos foram feitos para uma prolongada existência porque são de uma qualidade bastante honesta. Ogilvy é um gentleman, e um dos fundadores da publicidade.

5. JAMES JOYCE de Richard Ellmann
Um calhamaço da vida de Joyce. Alguns falam que é a biografia definitiva. Só mesmo para os mais curiosos. Dá pra ver que Joyce era inteligentíssimo, mas socialmente caótico (seu livro Ulisses é um sintoma disso?). Seu irmão Stanislaus, entrava no cenário como anjo da guarda. Eu gosto. Lendo em doses homeopáticas.

4. A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA de Modris Eksteins
Eis aqui o marco inicial da modernidade. A Alemanha não queria ser mais o patinho feio da Europa, mas também não queria ser cisne, optou pela águia (ou o abutre?) e deu no que deu.

3. ISRAEL E A REVELAÇÃO de Eric Voegelin
Livro difícil e filosófico. Misterioso também, porque Voegelin sendo um pesquisador e tanto, vai a variadas fontes, até de assuntos metafísicos, para revelar muita coisa dentro da filosofia da história. É bom e me prende, ainda mais considerando a inteligência do professor Voegelin, que fugiu da Alemanha nazista para os States. 

2. AS 22 CONSAGRADAS LEIS DO MARKETING de Al Ries e Jack Trout
Lei é lei. Aqui você se confronta com muita coisa no seu dia-a-dia de empresa. Se empresas top rasgam as leis do marketing, imaginem as samba-lê-lês. Livro objetivo, os autores tem estrada no marketing.

1. HOMEM: HABITAÇÃO DE DEUS de A.W. Tozer
Vários artigos de Tozer condensados neste livreto. Boas e engrandecedoras mensagens pastorais sempre ajudam os mais réles dos cristãos.

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha > Onde os Fracos Não Tem Vez

Filme > Onde os Fracos Não tem Vez

Resenha > Meu número 2 de todos os tempos