Filmes > As Aventuras de Tom Sawyer
O livro de Mark Twain está na lista dos livros obrigatórios da literatura universal.
Tantas adaptações foram feitas entre filmes e animações que se perde a conta. Mas pra mim a mais legal, e segundo os críticos a mais fiel, é a produção de 1938 com direção de Norman Taurog. Esse diretor é muito competente, dirigiu alguns grandes musicais, as aventuras românticas de Elvis Presley e várias comédias de Jerry Lewis. A produção é de David O. Selznick (...E o Vento Levou).
O filme é fenomenal e os atores sensacionais, como o ator mirim Tommy Kelly na pele de Tom, tudo a ver, mais o excelente ator fordiano Walter Brennan como o bêbado Muff Potter; Tia Polly, uma interpretação fantástica de May Robson e o assustador Injun Joe interpretado por Victor Jory.
A primeira vez que vi foi nas madrugadas da Rede Globo, apaixonei-me e gravei em VHS. Sou louco para ter o DVD, mas só lançaram nos EUA.
Várias cenas ficaram na minha memória, destaco duas que me marcaram: o assassinato no cemitério e a perseguição de Injun Joe na caverna.
A história se passa numa atraente e bucólica cidadezinha do Missouri em 1858. Um filme imperdível para quem as reminiscências da infância surgem em doses memoráveis.
Deixo a frase do início do filme: "... do coração de Mark Twain para os corações do mundo."