Filmes prediletos > Marrocos

Primeiro filme americano de Dietrich. Uma cantora de boate parte para Marrocos, onde acaba se envolvendo com um homem rico e militares. Recebeu 4 indicações ao Oscar. 
Amy Jolly é uma cantora de boate que ruma de navio para Marrocos. Durante a viagem, ela conhece o risco e sofisticado Monsieur La Bessiere (Menjou), que lhe oferece ajuda. Logo que chegam ao Marrocos, Amy arruma trabalho como cantora, onde se misturam a elite e militares franceses. La Bessiere está totalmente seduzido por Amy, que no entanto zomba do ricaço. Amy canta no meio dos militares, até ficar bem próxima de Tom Brown (Cooper), um recruta legionário. Sem dinheiro, que com 20 francos emprestados, compra uma maçã da cantora e recebe a cheve do apartamento de Amy. Mas, quando Tom aparece no vestiário de Amy, este se mostra indiferente às suas investidas e devolve a chave e choca a cantora. Ela não está acostumada a ser rejeitada. Retornando para o quartel, Tom encontra Madame Caesar, a esposa do comandante Caesar. Ela se sente atraída por Tom. Amy encontra Tom e a mulher juntos, mas Madame Caesar desaparece nas sombras, quando seu marido de repente aparece. O comandante ordena a Tom e a Amy que compareçam ao seu gabinete. Tom afirma que estava com Amy e não com a sua esposa. La Bessiere, intercede por Amy e pelo oficial. Será que Tom será enviado para uma missão suicida?
Belo clássico! (by www.2001video.com.br)


Dois mitos se encontram neste filme. Um é, digamos, um mito que se revela com facilidade. O outro é o mito por trás do "decifra-me". Este é Marlene Dietrich, aquele Gary Cooper, juntos em Marrocos de Josef von Sternberg. Seus personagens pisam em ovos por causa do passado, não cedem a seus impulsos com medo de sofrer. Da parte do soldado da legião estrangeira Tom Brown (Cooper) a paixão nasce em relação a cantora de cabaret Amy Jolly (Dietrich). Em alguns momentos parece que esta paixão é mais forte nele do que nela. A misteriosa Dietrich nos passa isso. A coisa muda de figura, cada um deles mostra-se o quão difícil são, apesar disso a paixão toma conta do mito, a cantora inalcançável Amy Jolly, ela se apaixona perdidamente pelo legionário Brown. Enquanto isso o milionário Monsieur La Bessiere (Adolphe Menjou) que está apaixonado por Jolly, realiza seus desejos por amor. Ele, um gentleman, vê sua amada surpreendentemente ir atrás de Tom Brown pelas areias do deserto. Surpreendente porque é a cantora inalcançável Amy Jolly. Surpreendente porque é Tom Brown seu objetivo. E mais surpreendente ainda porque é Marlene Dietrich, o mito, caída de amores pelo cawboy americano Cooper, calma!... no sentido figurado. Um exemplo máximo do filme glamouroso, com muita sensualidade em meio a fumaça de cigarros e na mística terra -- dito por Tom Brown -- dos "lençóis ambulantes": o Marrocos.

Marrocos (Morocco), de Josef von Sternberg (EUA 1930)

Postagens mais visitadas deste blog

Filme > Onde os Fracos Não tem Vez

Resenha > Onde os Fracos Não Tem Vez

Filmes > Sete Homens e Um Destino